FARMÁCIAS DE SERVIÇO

 

Locais a Visitar

CASULO DE MALHOA

casuloEsta é a casa que o pintor José Malhoa mandou construir em 1895 na vila de Figueiró dos Vinhos.
Apesar de o pintor ser oriundo de Caldas da Rainha, após ter sido convidado pelo seu antigo professor, Simões de Almeida (Tio), a passar alguns dias na vila, ficou apaixonado pela região e aqui decidiu construir o seu challet. Em 1982 o edifício foi considerado Imóvel de Valor Cultural e de Interesse Concelhio, associado que está à estadia do pintor no concelho e à realização de uma grande maioria das suas obras nesta vila, nas quais fez o retrato do povo, da paisagem e das tradições da região que o acolheu até ao dia da sua morte.

 

IGREJA MATRIZ

Igreja_matriz_fvConsiderada Monumento Nacional desde 1922, esta igreja foi construída em finais do século XV, por iniciativa dos frades de Santa Cruz de Coimbra e foi dedicada a São João Baptista, santo padroeiro do concelho de Figueiró dos Vinhos.
Ao longo dos seus anos, a igreja sofreu várias modificações, mas uma das maiores foi no ano de 1898, através do arquitecto Ernesto Reynaud, que realizou a alteração da fachada principal.
No interior do templo é de destacar a riqueza do altar-mor em talha dourada, no centro do qual se encontra um painel representativo do baptismo de Cristo por São João Baptista, da autoria do pintor José Malhoa, que viveu durante algumas décadas na vila. Nesta zona da igreja são ainda de realçar os azulejos do século XVIII que representam cenas da vida de São João Baptista.
Podem também ser admiradas uma imagem da Santíssima Trindade dos finais do século XV e uma imagem do Sr. dos Aflitos, ambas realizadas por Simões de Almeida (Tio), que foi um ilustre pintor e escultor , originário da vila.
No interior da igreja merecem ainda destaque algumas pinturas do século XVI que foram oferecidas por Simões de Almeida (Tio), o túmulo de D. Ruy Vasques, Senhor de Figueiró e de sua esposa, bem como uma pia baptismal que foi feita por canteiros locais.

 

CONVENTO DE N. SRA. DO CARMO

conventoEste convento foi mandado construir no século XVII por D. Pedro de Alcáçova e Vasconcelos, com o objectivo de albergar frades carmelitas descalços. A partir de 1624, passou a funcionar como Colégio de Artes, decorrendo ali a leccionação de várias disciplinas.

A partir de 1834, o convento ficou desabitado, devido à extinção das ordens religiosas em Portugal.
De 1874 a 1956 passou a funcionar no convento o Hospital e a Santa Casa da Misericórdia, devido à demolição do edifício onde estes serviços funcionavam anteriormente.

Em 2000 o edifício foi restaurado e actualmente é considerado imóvel de interesse público, sendo possível visitá-lo através de marcação prévia no Posto de Turismo local e também anualmente durante a realização da Feira de Doçaria Conventual.

No interior do convento merece destaque a sua igreja com altares de talha dourada, painéis de azulejo e duas capelas laterais com imagens de vários santos. Em frente ao altar-mor encontram-se quatro túmulos, pertencentes ao fundador do convento, à sua esposa, à sua filha e ao seu genro. O convento possui ainda um claustro que está cortado com um muro em diagonal, pois quando as ordens religiosas foram extintas no país, a outra metade do claustro foi vendida a um particular.

 

TORRE DA CADEIA

torre_da_cadeia

Esta torre, também conhecida por Torre Comarcã, foi declarada Imóvel de Interesse Público em 1982.

Construída em 1506, a torre e o edifício anexo (que hoje já não existe) funcionaram inicialmente como cadeia municipal, passando séculos mais tarde a funcionar como cadeia comarcã.

Em 1994 foi restaurada, tendo sido reconvertida em miradouro, a partir do qual se tem uma das mais belas vistas sobre a vila.

 

JARDIM MUNICIPAL

jardimSituado no centro da Vila, o Jardim Municipal é um orgulho para todos os figueiroenses. A sua construção teve início em 1930 e a iniciativa foi da Comissão de Turismo local que existia naquela época. Ao descer as suas escadarias, podem-se apreciar vários canteiros que são cuidados ao longo de todo o ano, um lago e várias árvores de espécies diferentes. Aqui as crianças têm também o seu espaço, dispondo de parques infantis onde podem brincar.
A beleza do Jardim e todo o encanto da vila permitiram que em 1998 Figueiró dos Vinhos fosse premiado com a Medalha de Prata no Concurso Europeu Cidades e Vilas Floridas.

MATA MUNICIPAL DO CABEÇO DO PEÃO

cabeco_peaoA Mata Municipal do Cabeço do Peão possui aproximadamente uma área de 33,6 hectares, sendo uma zona de propriedade municipal com uma dimensão significativa.
Tendo em consideração que a sua localização é contígua à zona urbana da vila, esta acaba por se assumir como o pulmão de Figueiró dos Vinhos, além de ser uma importante zona de recreio e lazer.

O seu ponto mais alto ronda os 500 metros e apresenta-se como um excelente miradouro, permitindo desfrutar de um vastíssimo e grandioso panorama. Na imagem, temos a Capela de S. António, sendo actualmente propriedade privada.

PRAIA FLUVIAL DE ALDEIA ANA DE AVIZ

praia_aldeia_ana_avizTrata-se de uma praia formada por uma represa que sustém a água da ribeira e forma um local aprazível para tomar banho, rodeada por um espaço relvado e outro calcetado.
É servida também por um bar de apoio, instalações sanitárias e balneários, e foi classificada como praia acessível.

Esta praia foi uma das primeiras a nível nacional a ostentar o galardão bandeira azul, o que lhe confere a qualidade das suas águas e serviços de apoio.

COVA DA EIRA

cova_da_eira

Nascendo no norte do concelho de Figueiró dos Vinhos, a Ribeira de Alge desagua no rio Zêzere, precisamente na zona da Foz de Alge e da Cova da Eira.

Este local extremamente agradável é ideal para praticar diversos desportos aquáticos, pescar, fazer um piquenique, saborear um bom peixe do rio ou simplesmente passear.

 

 

PISTA DE PESCA DESPORTIVA - POEIRO

pista_pesca_poeiro

Esta infraestrutura situa-se na zona onde desagua a ribeira de Alge, acima do antigo açude do Poeiro. Foi inaugurada a 25 de Junho de 2009 e tem como objectivo a promoção da Pesca Desportiva, fazendo jus à grande apetência e historial da Secção de Pesca da Associação Desportiva de Figueiró dos Vinhos.

 

 

IGREJA MATRIZ DE BAIRRADAS

igreja_bairradas

Templo de médias dimensões, com uma só nave. É ladeado por uma torre sineira.